X

caminhos_smPOA_rural_sm

Histórico

Na zona rural de Porto Alegre, estão pequenas propriedades de agricultura familiar e agroecológica, assim como propriedades dedicadas a atividades que buscam valorizar e preservar a região; juntas, formam a Associação Porto Alegre Rural. Sua expressiva área rural colabora para que a cidade ocupe o título de segunda capital brasileira em produção de alimentos, o que ainda contribui para a manutenção de suas características e modo de vida rural.
Por perceberem a necessidade de uma nova alternativa de geração de renda, as propriedades começaram a receber turistas em 1999, através da criação de um roteiro piloto desenvolvido por estudantes do Curso Superior de Turismo da PUCRS, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na época através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e do Escritório Municipal de Turismo.

Atualmente, mais de 10 anos depois dos pioneiros terem dado este passo inicial, acredita-se no turismo como alternativa de manutenção da área rural produtiva e também de conservação dos espaços naturais, ambos ameaçados pelo processo de descaracterização das áreas de entorno, que comprometem a região sul da cidade, último e maior reduto verde da capital.

desenvolvido por Inverno Studio